Novidades do Pop/Alternativo

Eu como bom ouvinte de música pop resolvi fazer um post sobre as melhores novidades do pop atual. Para facilitar, coloquei tudo em uma playlist no spotify. 

Já passamos da metade do ano e aparentemente tem sido um ano difícil para a música pop. O tempo vai passando e fica cada vez mais complicado ganhar dinheiro com música por causa da pirataria e streamings, sem contar com a saturação do edm, funk e reggaeton.

Com isso, escolhi algumas músicas que se diferenciam e que valem a pena dar uma conferida.

Começando por: 

Nacionais: Anitta/ Pabllo Vittar/ IZA/ Manu Gavassi/ Gloria Groove/

Sua-Cara-Major-Lazer-feat.-Anitta-e-Pabllo-Vittar

2017 foi um ano muito especial para a música pop nacional e especialmente para Anitta e Pabllo Vittar. 

Anitta continuou com seu sucesso cada vez mais crescente e lançou Paradinha (confira: https://www.youtube.com/watch?v=-73pafJ9RFg), a música é em espanhol e com uma batida bem marcada misturando o ritmo latino com o eletrônico. O clipe viralizou por todo o mundo e atualmente possui mais de 100 milhões de views.

Outra que não ficou para trás foi a drag queen Pabllo Vittar que lançou seu primeiro cd de inéditas e emplacou vários hits como Todo Dia e K.O. Juntas, Anitta e Pabllo foram convidadas para participar do EP Know No Better do grupo Major Lazer, a parceria resultou na música Sua Cara, que é bastante animada e com uma batida forte. (Confira o clipe da música aqui: https://www.youtube.com/watch?v=omzk3klIy0E )

Ainda no meio drag, Gloria Groove mostrou que sabe cantar, dançar e performar muito bem. Lançando seu álbum O Proceder, Gloria seguiu uma vibe black aplicando hip hop, pop e eletrônico. Seu atual single chama-se Gloriosa, uma música chiclete e empoderadora. (Confira o clipe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=s4_xvNmgwsc ).

Confira também: IZA – Te pegar / Manu Gavassi – Perigo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Saindo do Brasil, vamos direto para Katy Perry. Witness é seu novo álbum de trabalho. com Chained To The Rhythm, Katy mostrou que estaria diferente dessa vez. Deixou os batidões de verão e as letras melosas e optou por um álbum com propósito, como ela mesma definiu. Apesar da queda relevante nas vendas e a baixa aceitação, Katy segue firme divulgando seu novo trabalho e com turnê marcada.

Outra diva pop que aparentemente vai demorar para sair dos charts é Rihanna. Após do sucesso comercial de ANTI e sua enjoativa work, Rihanna chegou em 2017 com parcerias memoráveis. Uma delas é a rítmica Wild Thoughts, em parceria com o Dj Khaled.

Lady Gaga surpreendeu esse ano após seu Joanne lançando a confusa the cure, se rendendo ao saturado edm novamente. Gaga agradou e desapontou. The cure é repetitiva, moderna e poderia ser uma música do The Chainsmokers. A canção teve bom desempenho nos charts e streamings se tornando uma das mais ouvidas da cantora no Spotify.

Quem teve um grande apoio esse ano foi Kesha. Entrou em 2017 conturbada com seus problemas causados por Dr.Luke mas conseguiu superar, a prova disso é Praying Woman. Em sua nova etapa musical, Kesha se mostra mais madura, forte e corajosa. (Veja o clipe de  Woman aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lXyA4MXKIKo&t=16s ).

O pop/alternativo também teve seu aumento. Lorde, Lana Del Rey e Halsey são os nomes mais comentados. Halsey lançou seu Hopeless Fountain Kingdom, o destaque está em Lie e Strangers parceria com Lauren Jauregui. Lorde nos mostrou toda a sua bravura como artista no belíssimo Melodrama, como primeiro single lançou Green Light, talvez a sua música mais pop da carreira, Lorde mostrou que tem um longo caminho para ser trilhado no mundo da música. E por fim, Lana Del Rey provou mais uma vez que é uma artista de peso, conceito e musicalidade, nos deu o lindo e assombroso Lust For Life, Summer BummerCherry são as faixas mais pop’s do CD e são destaques na playlist.

A música eletrônica obteve novos ritmos. Zedd e Calvin Harris são os destaques. Calvin lançou Feels  em parceria com Katy Perry, Pharrel Williams e Big Sean, a música é a cara do verão e tem uma melodia bastante confortável de ouvir (Confira o clipe de Feels: https://www.youtube.com/watch?v=ozv4q2ov3Mk ). Zedd lançou Get Low com Liam Payne, ex vocalista da boyband One Direction. O som é bem característico do Zedd porém mais comercial e atual.

As divas teen’s também conhecidas como ex-disney’s lançaram várias novidades interessantes em 2017. Demi Lovato, Selena Gomez e Miley Cyrus acertaram em seus lançamentos. Demi vem diferente do seu anterior trabalho e nos mostra Sorry Not Sorryuma verdadeira lição para os haters com um clipe bastante sensual e adolescente. Além de seu single, a cantora de Cool For The Summer também participou de uma parceria com Jax Jones, saiu então Instruction. Selena Gomez continuou sensual como foi em Revival e lançou Fetish, uma faixa melosa e muito interessante. Mas quem mudou mesmo foi Miley Cyrus, após seus anos de vulgaridade e sensualidade, em 2017 é possível ver uma nova Miley. Malibu, foi seu primeiro single e é influenciada pela música country.

A jovem destaque do ano é sem dúvidas a responsável por estar levando o pop atual para novos rumos, Dua Lipa é seu nome. Com uma voz característica, ela é responsável por músicas como Blow Your Mind e Hotter Than Hell, porém, o destaque é seu novo single, New Rules, com um clipe maravilhoso e muito bem coreografado, a música é cheia de boas frases para aplicar no dia a dia. (Confira o clipe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=k2qgadSvNyU ).

Ainda falando das novinhas do pop, Charli XCX continua lutando por um lugar fixo na indústria musical, seu ultimo lançamento foi o EP Number #1 Angel, mais recentemente lançou Boys, um pop chiclete, divertido e enjoativo. Camila Cabello, após sua saída da girlband Fifth Harmony, não demorou muito para lançar suas canções solo. Crying in the Club foi sua aposta, a música é um pop dark e até meio latino, muito diferente das músicas que ela cantava quando participava do grupo. Quem também não perdeu tempo foram suas amigas, as atuais cantoras do Fifth Harmony que lançaram Down como primeiro single do novo álbum. A canção é bastante parecida com Work From Home e obteve uma queda nas vendas e charts.

Quem está com problemas sérios com sua gravadora é a rapper Iggy Azalea, aparentemente ela está sendo vetada de lançar o sucessor do The New Classic. Iggy lançou o single Mo Bounce, uma música nada radiofônica porém bastante animada e com um beat pesado. Seu último single Switch em parceria com a cantora brasileira Anitta foi lançado recentemente mas sem muitas indicações nos charts. Vale a pena conferir os singles recentes e observar a versatilidade de Iggy na música.

Paramore e Imagine Dragons tiveram ótimos lançamentos. Paramore lançou o futurista After Laughter tendo como primeiro single a música Hard Times, com um ritmo bem diferente do rock, a banda aposta em um estilo mais pop e clean, o destaque vai também para a faixa Rose-Colored Boy. Imagine Dragons nos deu o incrível Evolve que possui a faixa Thunder (Confira o clipe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fKopy74weus), a música é forte e viciante logo de primeira.

Ficou curioso para ouvir todas as músicas citadas? Confere aqui no Spotify: https://open.spotify.com/embed/user/22uqlhqpk34d7f723xvuvzubq/playlist/4WZaCenLXqF2ziVNLJAmsP

 

Deixe um comentário